quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Acordo Ortográfico [48]

«O que é que haverá de comum entre personalidades tão diferentes como Pedro Santana Lopes, Jorge Bacelar Gouveia, José António Saraiva e Henrique Monteiro? Face aos jornais das últimas semanas, a resposta é muito simples: todos defendem o Acordo Ortográfico, todos discordam das posições que tenho sustentado, todos, pelos vistos, entraram em alerta vermelho com os textos publicados no Jornal de Angola [1 - 2], e todos evitam tomar posição sobre questões que são essenciais.
[…]
A resolução do Conselho de Ministros do Governo Sócrates (n.º 8/2011, de 25 de Janeiro) raia os contornos de um caso de polícia correccional: produz uma distorção ignóbil * da verdade ao afirmar, no preâmbulo, que adopta "o Vocabulário Ortográfico do Português, produzido em conformidade com o Acordo Ortográfico". É falso.
[…]
Acrescento que estou um tanto ou quanto farto de ter de voltar a estas coisas com alguma frequência. Mas tenho mais apego à minha língua do que a muitos outros interesses pessoais. E voltarei ao assunto as vezes que for preciso.
Para já, trata-se de instar quatro pessoas que considero e com quem tenho uma relação cordial, a que respondam aos pontos que levantei e aproveitem para ponderar as judiciosas considerações que sobre o assunto o Jornal de Angola tem publicado. Não perdem nada com o exercício.»
_________________________
* Pena que ao VGM nunca sobre, para falar do seu venerável e impoluto Aníbal e de outros abencerragens da escória "social democrata" com que sempre amesendou, nenhum dos adjectivos do labéu de delinquência, ignobilidade e vesânia com que incontinentemente usa recobrir não digo tudo o que lhe cheire a socialista mas tudo [chega a parecer o cão de Pavlov] o que lhe soe a Sócrates.
Vale, por incrível ou contranatura que pareça, que ainda vai havendo gente boa no PSD e, de facto, mal consigo acreditar em que acabei de escrever que no PSD ainda vai havendo gente boa.