segunda-feira, 2 de abril de 2012

Última hora: o Rogério Casanova fuma.

«[…]
Quando Alexandra Solnado nos revela que, ao passar por um período difícil na sua vida, começou a receber telefonemas de Jesus, suspeito que o factor mais determinante na nossa natural resistência é a forma como a revelação foi transmitida. Nestas matérias, somos todos críticos literários.
[…]
O autodidacta e o místico alucinado costumam partilhar uma triste característica: ambos procuram, não uma educação (intelectual ou espiritual), mas uma resposta - o instrumento que permita ligar todas as pontas soltas, para não ser preciso aprender mais nada.
[…]»
- "Experiência '2-3-74'", sobre Philip K. Dick
 --- x ---
«[…] o fumador ficcional por excelência é alguém cujo maior desejo é tornar-se não-fumador: o inevitável Zeno Cosini, de Italo Svevo, teórico do ‘último cigarro’, que marcava repetidamente datas simbólicas para deixar de fumar, na esperança de que o simbolismo ajudasse a cumprir a decisão. Não funcionou com Zeno, mas funcionou comigo: fumei um cigarro no dia em que li as últimas páginas de A Consciência de Zeno, e posso afirmar com orgulho que desde então não voltei a ler uma página de A Consciência de Zeno.»
- “Consultório literário – Cigarros clássicos