segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mérito, meritocracia e Zink

«[…]
é preciso distinguir o mérito da meritocracia. Certamente que ninguém deixará de apreciar os méritos dos estudantes e dos professores, identificando-os com a inteligência, a cultura, o espírito crítico, o empenhamento no trabalho, enfim, as diversas capacidades. Mas a meritocracia é outra coisa completamente diferente, como sugere a composição da palavra, que estabelece uma relação entre mérito e poder: é um projecto de engenharia social em que a identificação do mérito de uns é a outra face da selecção negativa de muitos outros. Esta crítica da ideologia meritocrática está longe de ser exclusiva da esquerda e não recai necessariamente no igualitarismo.
[…]»
- x -
«[…]
convém não esquecer que estamos em Portugal. Um país onde os cobardes são as pessoas mais susceptíveis e onde a meritocracia disfarça o oposto da meritocracia.
[...]
Os [escritores] dos países sempre em crise têm mais sumo para contar e, se lhes der para num bar tentar seduzir uma pessoa, são mais românticos. Eu não posso competir em sangue com um argentino e "las madres de la Plaza de Mayo". Já me aconteceu e perdi, a australiana passou a noite com ele.
[…]»