sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rogério Casanova

na LER de Outubro de 2013 e a revista LER segundo Clara Ferreira Alves*:

Pastoral Portuguesa
- “Room 237 – O quarto escuro da interpretação” [Teorias estrambólicas  sobre “The Shining”, de Stanley Kubrick]
«[…]
Ver alguém partir de premissas erradas para aplicar as técnicas erradas ao objecto errado e assim chegar a conclusões tão distantes da realidade que nem sequer se podem classificar como “erradas” é quase sempre divertido, desde que não resulte em fatalidades.
[…]»
- ‘Consultório literário’
«[…] gostaria de o convidar a especular sobre uma possível correlação entre a evolução das práticas clínicas e as doenças de que personagens literárias foram padecendo ao longo dos tempos […]»

Lolita – Estado de graça”, sobre Lolita, de Vladimir Nabokov, Relógio d’Água/Julho de 2013Uma nota estupefacta para a presente tradução**, que representa um avanço estratosférico sobre a anterior versão portuguesa***, e que, no esforço que exerceu para verter uma prosa cuja eufonia funciona quase exclusivamente à base de aliterações, é um trabalho de quase inacreditável competência e criatividade.»]
________________________________________ 
* «Subvalorização é coisa que não existe na “novíssima” literatura portuguesa. São todos sobrevalorizados: os que publicaram, os que publicarão, e mesmo os que nunca pensaram publicar e um destes dias, sem querer, ganham um prémio. A inexistência de massa crítica e de discórdia, o facto de a única revista literária portuguesa, “Ler”, ser um produto de lobby (o de Francisco José Viegas, com o seu índex de inimigos e desagrados), e um “meio” pequeníssimo inquinado pela recusa da polémica (toda a gente se conhece e todos dependem uns dos outros) faz com que os autores nunca sejam sujeitos a um juízo literário liberto de constrangimentos e cumplicidades. Que alguns mereciam. A “Ler” instituiu uma ditadura do gosto e do marketing e exerce um poder de canibalização  que ninguém ousa contrariar. No corredor, pratica-se o escárnio e maldizer. E lá vamos andando.»

Ao mesmo tempo que se aprecia o desassombro com que Clara Ferreira Alves, que não trabalha para a LER e a quem o Francisco que paga é o Pinto Balsemão, escreve estas coisas no Expresso sem precisar de tomates, espera-se que, apetrechados com dois pares deles, os canibais José Mário Silva e Pedro Mexia, plumitivos residentes na LER e com bancada crítica permanente no Expresso, não demorem a vir contrariar publicamente – no corredor não vale - a sua façanhuda e plumitiva colega. De preferência, libertos de constrangimentos e cumplicidades

** De Margarida Vale de Gato. Parabéns, Margarida!

*** Tradução de Fernanda Pinto Rodrigues para as Publicações Europa-América, 1974; depois, para a Editorial Teorema, Círculo de Leitores, etc.