domingo, 3 de novembro de 2013

Herdeiros do Eça

12.Mar.1878- Newcastle, carta de Eça de Queirós a Teófilo Braga:

«Meu caro Teófilo Braga.

[…] Eu tenho a paixão de ser leccionado; e basta darem-me a entender o bom caminho para eu me atirar para ele. Mas a crítica, ou a que em Portugal se chama a crítica, conserva sobre mim um silêncio desdenhoso. […]»

28.Ago.1987Na reunião plenária em que se aprovava o programa do XI Governo Constitucional, António Almeida Santos, 15.Fev.1926, PS, um dos melhores tribunos, se não o melhor, que passaram por São Bento depois do 25 de Abril, dirigindo-se a Aníbal Cavaco Silva, 15.Jul.1939, [bronco, videirinho, sem ideologia; o mais nefasto e extenso pesadelo da democracia portuguesa, à volta de quem embrionou e medrou tudo o que de mais medíocre, ignóbil e crapuloso a política pariu nos últimos 40 anos], na altura recém-reempossado Primeiro-Ministro:

«[…] E, já agora, porque herdei do Eça a "paixão de ser leccionado", peço-lhe – a Cavaco Silva - que me ensine por que imperativos nacionais devo acompanhá-lo na recusa das ideologias.

Haverá mesmo política sem elas? Ou Estado sem política? Ou automóvel sem motor?
Não sou sectário e, uma vez mais como o Eça, "vejo capitalistas sem empalidecer". Tecnocratas sem alma é que não! Recuso, com Burdeau, a "mediocridade de projectos de que desertou o espírito". Acredito na força das ideias, e já convivo há tantos anos com as minhas que não aceito desquitar-me delas. Faço até questão em continuar a ter a certeza - como dizia o outro - de que é o leiteiro quem de manhã me bate à porta. […]»
Na bancada do PS, José Sócrates, 06.Set.1957, deputado maçaricoacabara de ser eleito, pela 1.ª vez, no círculo de Castelo Branco. 
25.Jun.2010- Intervenção do Primeiro-Ministro, José Sócrates, no plenário da Assembleia da República em que se debatia o desenvolvimento económico do país, reagindo a Heloísa Apolónia d’ Os Verdes:
«[…] Senhora deputada Heloísa Apolónia, herdei do Eça a paixão por ser leccionado. A senhora deputada, quando quiser dar lições, faça favor que eu oiço! Aliás, adoro vê-la, nesse estilo pós-moderno, de mestre escola que quer dar lições de estalinismo. […]» 

03.Nov.2011- José Sócrates, ex-primeiro ministro [continuo sem vislumbrar na História contemporânea de Portugal pessoa com mais estaleca para o cargo do que José Sócrates], conferenciando em Poitiers, ao minuto 01:21:20:

«[…] Um dos grandes intelectuais portugueses disse um dia que tinha a paixão de ser leccionado. Eu tenho também essa paixão. […]»

02.Nov.2013- "Alta definição", SIC, minuto 22:20:

Daniel Oliveira– Tem algum sonho para cumprir?

José Sócrates- Imensas coisas para cumprir […] Tenho muitas coisas a fazer; em particular, beneficiar desta nova experiência livre de responsabilidades…

DO- O que é que está a ser tão bom?

JS- Ter-me entregue à reflexão, à escrita, à educação no sentido de ser leccionado; eu herdei do Eça a paixão de ser leccionado.


Eu, Plúvio, também tenho a paixão por ser ensinado. Herdei-a da mais pura ignorância. Da pura.