sábado, 4 de abril de 2015

«Em passo lento e demorado»

Três minutos, então, na vida da jornalista Ana Barros, da RTP, das 15:55 às 15:58 de ontem, Sexta-feira Santa, numa rua do Porto, em off:

«Ainda não conseguimos ver ENTÃO os primeiros carros. Este é um percurso que tal como o cortejo assim o exige, vem ENTÃO em passo mais lento, precisamente para familiares, admiradores e também grandes nomes da arte, do cinema, também da política nacional, irão ENTÃO acompanhar este cortejo. Pedro Passos Coelho e o Presidente da República, Cavaco Silva, não vão dirigir-se ENTÃO aqui ao cemitério de Agramonte — é essa a informação que temos. Eles estiveram ENTÃO presentes na igreja numa pequena cerimónia que foi celebrada pelo bispo do Porto e dessa forma saíram, o Presidente da República, Cavaco Silva, sem prestar declarações aos jornalistas, Passos Coelho a falar com a comunicação social, mas ainda assim nenhum dos dois virá ENTÃO a este cemitério de Agramonte. Será portanto uma cerimónia mais reservada, dedicada apenas aos familiares e também aos amigos e admiradores mais próximos, mas também uma cerimónia que conta com a população do Porto, com várias pessoas. Eu julgo que na imagem já conseguimos ver, pelo que me parece, algumas motas que já surgem na imagem e também alguns carros que serão ENTÃO a primeira parte deste cortejo fúnebre de Manoel de Oliveira, ele que vai ENTÃO repousar no cemitério de Agramonte, aqui junto à rotunda da Boavista, uma zona prestigiada da cidade, e de outra forma não poderia ser, para receber ENTÃO este génio da sétima arte, Manoel de Oliveira, que chegou a estes 106 anos de idade com mais de 80 anos de carreira. Parece difícil de acreditar mas era também para este génio, e será certamente esse o nome que irá ficar associado a Manoel de Oliveira, este génio que trabalhou até ao fim, tal como queria. Gravou e filmou até ao fim, e foram os olhos de Manoel de Oliveira que retrataram ENTÃO no cinema várias temáticas, muitas delas associadas ENTÃO a esta cidade que o viu nascer, até porque no início da carreira Manoel de Oliveira pega ENTÃO no rio Douro para começar a apresentar o seu trabalho em cinema. E ENTÃO, tal como já tínhamos avançado, surgem ENTÃO estas primeiras motas da polícia, os carros fúnebres que já se vêem na imagem, ENTÃO os dois carregados de coroas de flores. Penso que já é possível acompanharmos ENTÃO, na imagem, este cortejo que acontece ENTÃO em passo mais lento e demorado numa tentativa ENTÃO de homenagear cada segundo que é possível desta longa vida do cineasta mas também do homem que foi Manoel de Oliveira e que será sempre recordado para amigos, para familiares. Há pouco, na igreja de Cristo-Rei, o neto realçava precisamente esta dimensão humana do avô e ENTÃO — vou só fazer um compasso de espera — é precisamente neste momento que vai ENTÃO seguir este primeiro carro onde vai ENTÃO o corpo de Manoel de Oliveira com alguns netos, no primeiro carro, pelo que consigo ver. Um dos outros netos, Ricardo, vai ENTÃO no segundo carro a acompanhar ENTÃO o avô neste cortejo fúnebre. O neto Ricardo vai ENTÃO neste último carro, onde vai o corpo de Manoel de Oliveira.»

Quando estão, ENTÃO, em serviço na rua, falam, ENTÃO, todos assim. Todos, ENTÃO, menos a muito boa Rita Marrafa de Carvalho, pois então.
___________________________________
Manoel de Oliveira pega então no rio Douro - gostei.