quinta-feira, 2 de abril de 2015

Uma coisa que o doutor Vital Moreira sabe e eu desminto

O académico prestigiado, trágico cabeça de lista, inculcado por José Sócrates, que na eleição  para o Parlamento Europeu de 2009 fez perder ao PS cinco dos 12 deputados que tinha, marido de Maria Manuel Leitão Marques,  secretária de Estado da Modernização Administrativa [Simplex e outras coisas louváveis] de 2005 a 2011, nos governos de José Sócrates,  vem admitir —  blogue Causa Nossa, "Há limites para a infâmia", 27.Mar.2015 — que ajudou a escrever, capítulo a capítulo, "A Confiança no Mundo", informando a dado momento, negritos meus:
«Sei também, por me ter sido dito por ele, que submetia o seu trabalho a outras pessoas, que igualmente contribuíam com críticas e observações, a quem agradeceu depois no prefácio do livro, como é de regra.»
Pois bem. Comprei e li. O prefácio é de Luiz Inácio Lula da Silva que, nem sob procuração, agradece o que quer que seja a quem quer que seja. Depois e ao longo do livro todo — dedicado «A minha Mãe, À Sofia [Fava?], À Fernanda [Câncio?], Ao José Miguel e ao Eduardo [filhos]» —, nada de agradecimentos nem ao próprio Vital, co-autor de dois dos 76 itens de bibliografia e citado por quatro vezes na obra.
Estas coisas enervam-me.

Para desanuviar, que tal uma voltinha de táxi com Sócrates? Vão ver como é.
"Os Objectos Chamam-nos", de Juan José Millás, cascata de inteligência, graça e maravilhamento.