quinta-feira, 9 de julho de 2015

05-CC-40 *

Tantas flores, tão comovente, lindo de ir às lágrimas!
E estavam todos, mesmo todos**, incluindo os expressamente ressuscitados para as importantes exéquias, do seguro António ao bandeira Paco, da del río Pilar ao silva Cavaco. Só bispos eram cinco***; com Francisco Louçã, seis.
Quero imaginar ao que ia quase toda esta gente: ser vista e capitalizar preciosos pontos de bondade e simpatia na consideração dos seus pares/rivais mas sobretudo, talvez, na das pessoas que lá em casa marcam afanosamente o 760… e irão votar em breve. Não é todos os dias que uma «figura tão sublime» [Maria de Belém**** dixit, DN-09.Jul.2015] se vai embora. Desaproveitar este evento, incomparavelmente propício à boa imagem, seria negligência, se não estultícia.
Quanto aos títulos da comunicação social, não bastaria um exacto e simples Clã Soares de luto?***** É evidente que não: esta gente é demasiado vistosa para tal secura.
Nada como certos e determinados funerais para palcos e passadeiras de cagança. Nada de novo.
Enfim, o país do costume desta vez em dó menor uníssono na morte de uma velhinha de 90 anos, por sinal boa declamadora.

Pela perda e pela dor, todo o respeito; de preferência com discrição. Pelo chinfrim, pela vaidade e hipocrisia assim, nenhum.
______________________________________ 
* Sic transit gloria mundi. Quem diz SIC, diz RTP; e quem diz Maria diz Eusébio, diz Sophia. A carroça não pára.

** Observando melhor, talvez nem todos. Não consegui ver por ali «Alexis Tsipras, que muito admiro e de quem sou amigo». Razões de força maior do que a amizade do viúvo terão impedido o primeiro-ministro grego de comparecer. Também não lobriguei o famoso antigo governante português, de nome igualmente grego, de quem o viúvo é grande amigo e admirador contumaz. Razões de força ainda maior?... 

*** Ao minuto 1:40, a jornalista da SIC informa em off que Isabel Soares «citou Sophia de Mello Breyner Andersen». Andresen, menina, Andresen! Tanta incúria, chiça!

**** Maria para Belém? Oh não!, esta videirinha sabidona, inane tagarela incontinente, não!

***** Clã, claro, em sentido lato, nele se compreendendo, claro, Clara Ferreira Alves.