terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Tony Carreira, criação e a honra do cavaleiro

«[…]
A cerimónia de atribuição do grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras a Tony Carreira, em Paris, na sexta-feira, ficou marcada pelas críticas do artista ao Governo português e ao embaixador naquele país, Moraes Cabral, que não autorizou que a cerimónia se realizasse na representação diplomática portuguesa em Paris.
[…]
A Ordem das Artes e Letras (Ordre des Arts et des Lettres, em francês) é uma condecoração concedida pelo Ministério da Cultura da França para recompensar "as pessoas que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário ou pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo".»
DN,19.Jan.2016

Avivo: «pessoas que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário». Criação.
- Insinuais, Plúvio, que o tuga Tony não cria?
- Cria, pois, ó se cria!
Vejamos, por amostra, sete estrondosos sucessos de venda de que Tony Carreira se fez registar como autor/compositor na Sociedade Portuguesa de Autores [informação recolhida na página da SPA em 07.Nov.2009], facturando, imagina-se que não pouco, os correspondentes direitos de execução, difusão, reprodução.
.  Sonhos de menino     *
Compare-se: L’idiot, por Hervé Vilard [1981]; composição de Hervé Vilard

Compare-se: Zingarella, por Ajda Pekkan; composição de Enrico Macias [1988]

Compare-se: Uno Tranquilo, por Riccardo Del Turco [1967]; composição de Daniele Pace, Mario Panzeri e Lorenzo Pilat

Compare-se: Toi qui manques a ma vie, por Natasha St-Pier; composição de Julie D’Aimé e Calogero Bros [2002]

Compare-se: Después de ti, qué?, por Cristian Castro; composição de Rudy Peréz [1997]

Compare-se: Cloud number nine, por Bryan Adams [1999]; composição de Bryan Adams, Max Martin e Gretchen Peters

Compare-se: Écris-moi, por Pierre Bachelet; composição de Pierre Bachelet [1982]

Isto é, reclamação a haver, essa mais do que pertinente e que eu saiba não houve, seria junto da República Francesa: que raio de prévia avaliação fizeram da genuinidade criativa deste português espertalhão e bem-sucedido?
Parece-me, assim, judicioso que a embaixada em Paris não se tenha franqueado a esta mal enjorcada e desprestigiante manobra de cavalaria, coonestando-a.

Opinião de José Cid, que não tenho por despeitado, impostor ou incompetente.

A França, que de certo ponto de vista agraciou um larápio, que se precate não vá A Marselhesa aparecer atribuída a Tony Carreira numa qualquer chafarica de registo e cobrança de direitos de … criação.
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* A propósito...